segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

É carnaval... Feliz 2008!!

Ouço o som da bateria. A rainha, seminua, já se exibe para a câmera. É, daqui a pouco o ano vai começar.

Começam também os pensamentos infundados. Ou melhor, retornam. Já se foram pouco mais de um mês e aquele misto de alegria e incertezas vivido na praia junto às taças de vinho, fogos e lágrimas insiste em permanecer. Meu Deus!

Nesse momento introspectivo me sinto mesmo natural desse país. Ainda aguardo o ano começar. Continuo a somente fazer planos e deixo-me levar pelos planos dos outros... para mim.

Mais uma olhada na tevê e já duvido das frases anteriores. Sou mesmo brasileira? Não é possível. É domingo de carnaval!! Talvez o primeiro de minha vida em condições de curtir a data. Bom, melhor pensar nisso só a partir de amanhã.

A transformista que há pouco criava polêmica no congresso nacional também está na avenida. Aliás, muito vestida. Momentos de curiosidade... ela deve ter feito de propósito!!

Os sons da cuíca e do agogô são responsáveis pela saudade. Bons tempos de viagens rotineiras sem a responsabilidade de voltar para casa. Consigo sentir até os pingos da chuva agradável da noite de sambódromo há não exatos três anos. Comigo, na arquibancada, pessoas especiais.

Outro sorriso. Lá estão as baianas. Se um dia o espírito de carnaval voltar a exercer controle sobre mim, é assim que entro na avenida. É muita alegria e muito anonimato debaixo daquela enorme saia. Não precisaria nem ter a preocupação – e a disposição – de freqüentar a academia.

Já o mestre-sala e porta-bandeira não geram nenhuma animação ao meu coração duvidosamente carnavalesco. Entretanto, mais uma vez, são responsáveis pelo retorno à memória de uma outra fase boa que terminou.

Uma professora esquisita, colegas de classe ainda desconhecidos... volto aos primeiros dias de aula do curso que acabei de deixar com muito choro. A aula era de cultura brasileira e a história do carnaval me fazia ter a certeza de que tinha escolhido a melhor faculdade – eu ainda não sabia da carga horária e do piso salarial.

Não é que tudo isso que passa pelos 700 metros de avenida faz sentido? A história dos escravos, a bandeira das fazendas, o sofrimento enganado pela alegria... Por que os telejornais não explicam isso para a população desinformada? Ok. Boa sugestão de pauta para o carnaval 2009.

Agora, os apresentadores enrolam e chamam entrevista com a ‘atriz e modelo’ das 41 cirurgias plásticas. Com a exclusividade que a entrevistada insiste em enfatizar, a própria mostra seus olhos agora puxados.

Pois é. Outra escola se prepara para entrar na avenida e já é segunda-feira. Hora de começar a curtir meu retorno ao carnaval... e o ano que vai começar. Feliz 2008!!

6 comentários:

Unknown disse...

Que este tríduo momesco (forcei?) estimule a reflexão. Afinal, muito mais do que uma festa 'pagã', é, quem sabe, um dos raros momentos de alegria de tantos em meio a vidas tão duras. Fica o exemplo do gari, que leva o lixo da avenida carioca com tanta alegria em plena Quarta de Cinzas...

Boa sorte pro seu blog, Cris.
Beijos,
Samuel

Wellington Alexandre disse...

belo texto!

bom saber que você lembra das aulas da rota-rossi! auhuhauha

carnaval também me lembra um monte de coisa. me remete às praias lotadas, à minha vontade de estar em recife ou em ouro preto e a vontade entender porquê diabos o nivaldo gosta tanto disso!

beijo, mais branca que a de neve!

Unknown disse...

Opa...parabéns pelo blog...aodrei o texto...jah coloquei teu link no meu...passa lá e dá uma olhada...

Beijos

PC e Jacky disse...

Gostei do texto, é bem escrito e crítico. Adorei as indicações musicais. Lenine e Céu são o que há de bomm. Bjus

Unknown disse...

ahh Criis, muito bom o blog...
ótima analise, é bem legal saber que você se recorda das aulas de Rossi mesmo... hahahha... que bom que marcas ela deixou. Agora vc entrou pra facu sem saber o piso e a carga horaria? aii jesus!!!

é agora que a gente percebe que podia ter feito ADM...

hahahhahahahhahaha..
brincadeira, isso nunca!

JG disse...

Nostágico seu texto hein. Mas na verdade adooorooo textos assim. Gostei muito. Começei o blog por curiosidade, mas agora sinto como se ele fosse "aquela" minha agenda do passado (da adolescência). Tenho liberdade para escrever. O que eu sempre busquei desde que prestei vestibular.
parabéns!
beijo